WML (Wireless Markup Language) é uma linguagem de programação com uma sintaxe bastante similar a do HTML, usada para criar páginas que podem ser exibidas em um WAP browser, por exemplo WAP Phone.

O telefone WAP não fala o protocolo HTTP com um servidor remoto, ele fala WAP através de um Gateway WAP que fica entre o aparelho celular e as páginas WML em seus servidores. O Gateway pega uma página WML, que foi requisitada remotamente, e então o compila para um bytecode da página WML. Os dados compilados são enviados ao telefone, e é isto que o telefone WAP realmente recebe.

Atualmente, não é possível a criação de páginas com WML, mas sim pacotes (decks) constando de um ou mais cartões (cards). O problema é o limite de cada página, não o tamanho do fonte WML, mas o limite sobre o fluxo de bytes compilados. É importante evitar desenvolver páginas que venham a gerar mais do que 1400 bytes de dados compilados, certamente é um valor muito pequeno e além disso, o limite de dados compilados varia de um dispositivo para outro. Veja abaixo os limites de alguns dispositivos:

 Nokia 7110Ericsson R320Ericsson R380
Tamanho máximo de cartão1397 bytes3000 bytes3800 bytes
Tamanho máximo de imagem1397 bytes?3000bytes?3800 bytes?

Assim como o HTML possui o JavaScript, o WML tem uma linguagem semelhante, o WMLScript. Esse, ao contrário do JavaScript quando utilizado em uma programação WML, fica contido apenas as referências para URLs WMLScript. Outra diferença, é a necessidade de todo o código WMLScript ser compilado antes de ser utilizado em um cliente WAP. Com isso, o WAP browser precisa conter um WMLScript Virtual Machine (VM) para executar o script compilado.

Exemplo - Ola Mundo
Nesse exemplo, utilizamos o elemento <p>, para exibir no dispositivo a frase "Ola Mundo".

<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE wml PUBLIC "-//WAPFORUM//DTD WML 1.1//EN" 
"http://www.wapforum.org/DTD/wml_1.1.xml">
<wml>
<card id="exemplo1" title="Exemplo 1">
<p>
Ola Mundo  
</p>
</card>
</wml>

Desenvolvido por: Giovani Spagnolo | Fernando Moschetti | Rafael Scopel. Turma 128.