A sigla WAP significa Wireless Application Protocol. É um conjunto de especificações que define um ambiente semelhante à Web, mas que funciona em redes de aparelhos sem fio e em velocidades baixas, como é o caso dos telefones celulares e dos palms, com o grande objetivo de disponibilizar um fácil e rápido acesso a informações que estão na internet.

Os modelos de telefones celulares WAP possuem um browser, e com o teclado do próprio telefone é possível acessar qualquer site na internet, contanto que este tenha sido construído especificamente para a tecnologia wireless, ou seja utilizando WML (Wireless Markup Language) que é uma linguagem semelhante à HTML, porém lida e interpretada por um microbrowser instalado num dispositivo WAP, por exemplo um telefone celular ou um palm.

O WAP foi iniciado pelas empresas Ericsson, Nokia, Motorola e Phone.com. Sua especificação é aberta e global, criando assim uma padronização dos desenvolvimentos entre essas empresas. Atualmente, o Wap Forum cuida da administração dessa padronização.





Desenvolvido por: Giovani Spagnolo | Fernando Moschetti | Rafael Scopel. Turma 128.